Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Cilmara Cristina dos-
dc.date.accessioned2014-07-23T00:30:22Z-
dc.date.available2014-07-23T00:30:22Z-
dc.date.issued2013-04-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Cilmara Cristina dos. A relação família e escola na pedagogia da alternância: um estudo nas casas familiares rurais de Candói e Rio Bonito do Iguaçu. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/860-
dc.description.abstractThinking about the role of the family in the educational context of his sons to become the face of new thematic fundamental changes in society in the XXI century. The theme about family and school involves a set of actors and has been discussed constantly in recent decades as a cornerstone to the educational process of children and youth. This dissertation is a research topic about family and school in the Pedagogy of Alternation in Rural Family Houses Candói of Iguaçu and Rio Bonito, both located in Macau Cantuquiriguaçu in Paraná State. We conducted a social survey, a qualitative, with the data collection instrument observations, interviews and visits to properties. We analyzed comparatively the two CFRs how is the relation of families with them and with the teaching-learning process of their children. It was understood that family participation in the Pedagogy of Alternation besides constituting itself as a pillar of this methodology is also intrinsic to sharing knowledge between parents and children within the social context to which they belong. It was noticed that families need greater incentives and requirements to exercise their right to participate in the CFRs, because the properties are located in rural areas, often difficult to access and long distance Schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectFamílias ruraispt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducation, Ruralpt_BR
dc.subjectRural familiespt_BR
dc.subjectFamily farmspt_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.titleA relação família e escola na pedagogia da alternância: um estudo nas casas familiares rurais de Candói e Rio Bonito do Iguaçupt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoPensar o papel da família no contexto educacional de seus filhos torna-se temática fundamental diante das novas transformações na sociedade neste início do século XXI. O tema relação família e escola envolve um conjunto de atores e vem sendo discutido constantemente nas últimas décadas como um pilar fundamental para o processo educacional das crianças e jovens. A presente dissertação tem como tema de pesquisa a relação família e escola na Pedagogia da Alternância nas Casas Familiares Rurais de Candói e Rio Bonito do Iguaçu, ambas localizadas no Território Cantuquiriguaçu no Estado do Paraná. Realizou-se uma pesquisa social, de cunho qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados observações, visitas a propriedades e entrevistas. Analisou-se comparativamente as duas CFRs, como se processa a relação das famílias com as mesmas e com o processo de ensino aprendizagem de seus filhos. Entendeu-se que a participação da família na Pedagogia da Alternância além de constituir-se enquanto um pilar dessa metodologia também é intrínseca ao compartilhamento de saberes entre pais e filhos dentro do contexto social no qual estão inseridos. Os resultados da pesquisa indicam que as famílias necessitam de maiores incentivos e condições para poderem exercer seu direito à participação nas CFRs, pois as propriedades localizam-se em espaços rurais, muitas vezes, de difícil acesso e grande distância das Escolas.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Edival Sebastião-
dc.contributor.advisor-co1Bernartt, Maria de Lourdes-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PPGDR_M_ Santos, Cilmara Cristina dos_2013.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.