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Título: Instrumento de gerenciamento de reputação nas redes sociais online como suporte ao processo de gestão da inovação tecnológica
Autores: Sartori, Rodrigo Vinícius
Orientadores: Reis, Dálcio Roberto dos
Palavras-chaves: Web 2.0 (Sistema de recuperação da informação)
Inovações tecnológicas
Redes sociais on-line
Web 2.0
Technological innovations
Online social networks
Data de Emissão: 16-Set-2013
Campus: Ponta Grossa
Citação: SARTORI, Rodrigo Vinícius. Instrumento de gerenciamento de reputação nas redes sociais online como suporte ao processo de gestão da inovação tecnológica. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
Resumo: A segunda geração da Internet, conhecida como Web 2.0, vem revolucionando o modo como governo, empresas e sociedade interagem, trabalham, comunicam e compartilham conhecimento. Parte do fenômeno, as redes sociais constituem uma forte convergência de diálogo, engajamento e interação de milhões de usuários pelo mundo. Sendo assim, a Web 2.0 vem sendo utilizada como apoio à estratégia organizacional e dos negócios. No campo da Inovação, são múltiplas as oportunidades que surgem diante do bom aproveitamento deste fluxo de informações e conhecimento pelos canais das redes sociais. Mas, como fazê-lo? Visto que nada se identificou na produção científica a esse respeito em específico, teste trabalho apresenta um instrumento de gerenciamento da reputação de marcas, produtos e serviços na Internet colaborativa, como forma de avaliar seu potencial de contribuição para suporte ao processo de gestão da inovação tecnológica. A construção do instrumento resultou em cinco etapas: determinação do escopo; identificação das fontes; avaliação quantitativa da reputação; avaliação qualitativa da reputação e suporte ao planejamento da inovação tecnológica. Metodologicamente, o trabalhou iniciou com a revisão do embasamento teórico, avançou para a elaboração de uma primeira proposta do instrumento, seguiu para a submissão desta primeira proposta para avaliação por parte de 6 especialistas e, finalmente, resultou na revisão do instrumento conforme as sugestões recebidas – configurando, desta forma, uma metodologia de análise de face. De 30 aspectos de avaliação, os especialistas sinalizaram concordância (total ou parcial) com 29 destes aspectos, proporcionando uma taxa geral de aprovação de 96,7% em relação ao instrumento elaborado. Concordâncias parciais, e também a única discordância detectada, foram acompanhadas de sugestões para aprimoramento do instrumento. Os resultados demonstraram que é possível utilizar o instrumento apresentado para fins de suporte ao processo de gestão da inovação tecnológica. Apesar da reputação corporativa na Web 2.0 ser um campo ainda muito incipiente para a gestão da inovação, a tendência é de grande desenvolvimento, de modo que eventuais pesquisas científicas complementares ajudarão a consolidar conhecimentos nesta área –sugerindo-se, principalmente, seguir com estudos de caso da aplicação prática do instrumento apresentado neste trabalho, oportunidades de automação do mesmo, avaliação da influência do hoax (histórias falsas) nas redes sociais e estudo do perfil do instrumento junto à cadeia de compras (compradores, influenciadores de compra e usuários finais).
Abstract: The second generation of Internet, known as Web 2.0, has been revolutionizing the way that government, companies and society interact, work, communicate and share knowledge. Part of the phenomenon, online social networks constitute a strong convergence of dialogue, engagement and interaction of millions of users around the world. So, Web 2.0 is being used as a support to organizational strategy and business. In the innovation field, there are multiples opportunities that arise due to the good use of this flow of information and knowledge in online social network channels. But, how to do it? Since nothing was identified in the scientific literature in this specific respect, this work presents a tool for managing reputation of brands, products and services in collaborative Internet, as a form for evaluating its contribution potential to the process of technological innovation management. The construction of the instrument resulted in five steps: scoping; sources identification; quantitative assessment of reputation; qualitative assessment of reputation and technological innovation planning support. Methodologically, the work started with a theoretical base review, advanced to the elaboration of an instrument´s first draft, followed for the submission of this first proposal for evaluation by six experts, and finally resulted in the instrument´s revision according to suggestions received – configuring, thus, a method of face analysis. For 30 evaluation aspects, experts have signaled agreement (partial or total) with 29 of these, providing an approval rate of 96.7% to the developed instrument. Partial agreements, and also the only disagreement detected, were accompanied by suggestions for instrument´s improvement. Results demonstrated that the instrument presented can be used for purposes of support to technological innovation management. Although corporate reputation on Web 2.0 is still a very early field for the innovation management, tendency is for major development, so that eventual additional scientific researches will help to consolidate knowledge in this area - suggesting, especially, following case studies of practical application of the instrument presented in this paper, automation opportunities of this one, evaluation of hoax (false stories) influence in social networks and profile study of the instrument with the consume chain (buyers, purchase influencers and end users).
URL: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/591
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