Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4269
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHirt, William John-
dc.date.accessioned2019-07-29T21:44:42Z-
dc.date.available2019-07-29T21:44:42Z-
dc.date.issued2019-05-24-
dc.identifier.citationHIRT, William John. Explorando geometria com auxílio de flexágonos. 2019. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4269-
dc.description.abstractThe aim of this work is to propose didactic activities that use flexagons as concrete material for the teaching of Geometry in Elementary School, since we verified that this object is not commonly used in the Brazilian classrooms and the literature in Portuguese of these devices is scarce. Flexagons stand out as intriguing devices that attract students’ curiosity, motivating them to participate in the learning process in an active way. Two of the four activities proposed in this study were applied in the classroom and the report of these applications is also presented. Moreover, the work brings the detailed construction (with illustrations) of five types of flexagons and explains the process of manipulation of these devices. Such constructions may be useful both for the execution of the proposed activities in this work and for other activities involving flexagons.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPolígonos - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTopologiapt_BR
dc.subjectOrigamipt_BR
dc.subjectTrabalhos em papelpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectGeometry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPolygons - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTopologypt_BR
dc.subjectOrigamipt_BR
dc.subjectPaper workpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleExplorando geometria com auxílio de flexágonospt_BR
dc.title.alternativeExploring geometry with flexagon aidpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é propor atividades didáticas que utilizam flexágonos como material concreto para o ensino de Geometria no Ensino Fundamental, pois verificamos que este objeto ainda é pouco usado nas salas de aula brasileiras e a literatura em português sobre estes dispositivos é escassa. Os flexágonos são dispositivos maleáveis com formato de um polígono regular, são feitos através de dobraduras (e uma colagem) em uma tira de papel, e destacam-se por serem dispositivos intrigantes que atraem a curiosidade dos alunos, motivando-os a participar do processo de aprendizagem de forma ativa. Das quatro atividades propostas neste trabalho, duas foram aplicadas em sala de aula e o relato destas aplicações também é apresentado. Além disso, o trabalho traz a construção detalhada (com ilustrações) de cinco tipos de flexágonos e explica o processo de manipulação destes dispositivos. Tais construções podem ser úteis tanto para a execução das atividades propostas neste trabalho, quanto para outras atividades envolvendo flexágonos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8945232190330913pt_BR
dc.contributor.advisor1Kitani, Patrícia Massae-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3841002155823039pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bobko, Nara-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8431211659310477pt_BR
dc.contributor.referee1Kitani, Patrícia Massae-
dc.contributor.referee2Hess, Patricia-
dc.contributor.referee3Brodzinski, Janaina Schoeffel-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Hirt, William John_2019.pdf4,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.