Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZeni, Grazielle-
dc.date.accessioned2018-10-18T16:27:51Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-10-18T16:27:51Z-
dc.date.issued2010-09-09-
dc.identifier.citationZENI, Grazielle. A dimensão ambiental no contexto ensino-aprendizagem: avaliação do jogo didático nas aulas de biologia. 2010. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3524-
dc.description.abstractEnvironmental Education is a process that should be dealt with at school so that humans can understand their relationship with nature and seek for an improve in environmental preservation and conservation, taking actions that will benefit the environment and provide health and wellness for themselves and others. The aim of this study was to develop a teaching-learning proposal, involving the major environmental issues of these days, with the use of educational practices and by developing an educational game. The survey was conducted in a state school in the city of Castro, Paraná involving a class of thirty students of first year of Agricultural school. During the process of learning the students had to research on environmental issues as climate change, solid waste and sustainability. After the exploration phase, the board game was applied in order to discuss and simulate real-world situations involving issues related to susteinable practices. From the questionnaire, elaborated according to the Diretrizes Curriculares of Paraná state, we evaluated the students' learning through qualitative method. The result was was quite satisfactory because this work showed that the learning through the use of games is very significant. This practice also helps the students to acquire taste for searching, reading and questioning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectBiology - Study and teachingpt_BR
dc.titleA dimensão ambiental no contexto ensino-aprendizagem: avaliação do jogo didático nas aulas de biologiapt_BR
dc.title.alternativeThe environmental dimension in the context teaching-learning: evaluation of educational game in biology classespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental deve ser um processo abordado nos meios escolares para que o ser humano possa compreender sua relação com a natureza e buscar uma melhoria na preservação e conservação ambiental, tomando atitudes que venham beneficiar o meio ambiente e que proporcionem saúde e bem-estar para si e para os outros. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma proposta de ensino-aprendizagem, envolvendo as principais questões ambientais da atualidade, com a utilização de práticas pedagógicas e através do desenvolvimento de um jogo educativo. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual no município de Castro - PR, envolvendo uma turma da 1ª série do curso Técnico de Agropecuária, com cerca de trinta alunos. Durante o processo de aprendizagem, os alunos tiveram que pesquisar sobre temas socioambientais como: mudanças climáticas, resíduos sólidos e sustentabilidade. Após a fase de exploração, aplicou-se o jogo de tabuleiro com o objetivo de problematizar e simular situações do cotidiano que envolvem questões referentes às práticas sustentáveis. A partir de um questionário, elaborado conforme as propostas das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE’s) foi avaliado, pelo método qualitativo e quantitativo, o resultado em relação à aprendizagem dos alunos, que foi bastante satisfatório, pois se demonstrou que a aprendizagem com a utilização de jogo é muito significativa. Tal prática contribui também para despertar nos alunos o gosto pela pesquisa, leitura e problematização.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7538319465537240pt_BR
dc.contributor.advisor1Carletto, Marcia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4270564572934996pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Morales, Angélica Góis Müller-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6150713282196250pt_BR
dc.contributor.referee1Knechtel, Maria do Rosário-
dc.contributor.referee2Morales, Angélica Gois Müller-
dc.contributor.referee3Leal, Elenise Sauer-
dc.contributor.referee4Carletto, Marcia Regina-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Zeni, Grazielle_2010.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
4,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.