Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFabri, Fabiane-
dc.date.accessioned2018-05-30T13:13:03Z-
dc.date.available5000-
dc.date.available2018-05-30T13:13:03Z-
dc.date.issued2011-12-01-
dc.identifier.citationFABRI, Fabiane. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica CTS: uma proposta de trabalho diante dos artefatos tecnológicos que norteiam o cotidiano dos alunos. 2011. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3208-
dc.descriptionAcompanha: Guia didático para a elaboração de atividades envolvendo o ensino de ciências nos anos iniciais partindo do bloco temático Recursos Tecnológicos propostos pelos PCN dentro de uma abordagem CTSpt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to provide students of 2nd year 2nd cycle of the municipal school of Ponta Grossa a scientific literacy and technological approach STS (Science, Technology and Society), based on the thematic Technology Resources proposed by the Parameters National Curriculum. For this study we sought to include reflections on science, scientist, technological waste, plastic bags, and energy sources. Several authors have based this study as Krasilchick (1987), Delizoicov (2002), Cerezo (2002), Chassot (2004), Cachapuz (2005), Bizzo (2008), Fracalanza (2008), Bazzo (2009) among others. The methodological approach of this study was qualitative in nature interpretation with participant observation. The techniques of data collection were observation, notes in field diary, audio and video recordings transcribed verbatim, questionnaires with open questions, photos and writing activities undertaken by pupils. Initially, we checked the preconceptions of the sixteen (16) students in relation to the issue presented, which allowed the targeting of activities that have been developed. Among the organized activities can include: a visit to a recycling cooperative, interview with a scientist, mini-lesson, presentations by students, making folders, written production, as well as a technology fair where students made presentations to the community school. At the end of the study, it is noticed that although students already able to make some reflections on the social issues of scientific and technological development, it is necessary that these considerations continue to occur during their school life, it is believed that only this way the reflective stance on Science and Technology will be internalized. As a final product of this study was developed with a didatic guide the development of activities in the area of Sciences for the initial years.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCiência - Sociedades, etc.pt_BR
dc.subjectEducação - Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectScience - Societies, etcpt_BR
dc.subjectEducation - Effect of technological innovations onpt_BR
dc.titleO ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica CTS: uma proposta de trabalho diante dos artefatos tecnológicos que norteiam o cotidiano dos alunospt_BR
dc.title.alternativeTeaching science in the early years of primary education from the perspective STS: a work proposal before the technological artifacts that guide the daily lives of studentspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse estudo foi proporcionar aos alunos do 2º ano do 2º ciclo da rede municipal de ensino da cidade de Ponta Grossa uma alfabetização científica e tecnológica, numa abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), partindo do eixo temático Recursos Tecnológicos proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para esse estudo buscou-se contemplar reflexões sobre a ciência, o cientista, o lixo tecnológico, as sacolas plásticas, e as fontes de energia. Vários autores fundamentam esse estudo como Krasilchick (1987), Delizoicov (2002), Cerezo (2002), Chassot (2004), Cachapuz (2005), Bizzo (2008), Fracalanza (2008), Bazzo (2009) entre outros. A linha metodológica desse trabalho foi a qualitativa de natureza interpretativa com observação participante. As técnicas de coleta de dados foram a observação, anotações em diário de campo, gravações em áudio e vídeo transcritas na íntegra, questionários com perguntas abertas, fotografias e atividades escritas realizadas pelos alunos. Inicialmente foram verificadas as concepções prévias dos dezesseis (16) alunos em relação à temática apresentada, o que possibilitou o direcionamento das atividades que foram desenvolvidas. Dentre as atividades organizadas pode-se citar: a visita a uma cooperativa de reciclagem, entrevista com um cientista, apresentações de mini-aulas pelos alunos, confecção de folders, produções escritas, bem como uma Feira Tecnológica onde os alunos realizaram exposições para a comunidade escolar. Ao final do estudo, percebesse que embora os alunos já consigam fazer algumas reflexões sobre as questões sociais do desenvolvimento científico e tecnológico, é necessário que essas reflexões continuem ocorrendo durante a sua vida escolar, pois se acredita que só dessa forma a postura reflexiva acerca da Ciência e da Tecnologia será internalizada. Como produto final desse estudo foi elaborado um guia didático com o desenvolvimento das atividades realizadas na área de Ciências para os anos iniciais.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0613039493621506pt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4964620822134669pt_BR
dc.contributor.referee1Schroeder, Edson-
dc.contributor.referee2Lima, Siumara Aparecida de-
dc.contributor.referee3Carletto, Margia Regina-
dc.contributor.referee4Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Fabri, Fabiane_2011.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
15,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Fabri, Fabiane_2011_1.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.