Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29924
Título: Avaliação ergonômica de trabalhadores de uma instituição de ensino superior: relação da aptidão física com a capacidade para o trabalho
Título(s) alternativo(s): Ergonomic assessment of workers in a higher education institution: relationship of physical fitness with work ability
Autor(es): Dourado, Pablo Aurélio
Orientador(es): Pessa, Sergio Luiz Ribas
Palavras-chave: Aptidão física
Composição corporal
Sistema cardiovascular
Capacidade para o trabalho - Avaliação
Universidades e faculdades
Ensino superior
Physical fitness
Body composition
Cardiovascular system
Work capacity evaluation
College students
Education, Higher
Data do documento: 30-Ago-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: DOURADO, Pablo Aurélio. Avaliação ergonômica de trabalhadores de uma instituição de ensino superior: relação da aptidão física com a capacidade para o trabalho. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: A análise ergonômica do trabalho, possibilita elucidar diferentes contextos acerca do ambiente de trabalho e do indivíduo que nele atua. Este trabalho tratou-se de uma pesquisa realizada em uma Instituição de Ensino Superior (IES), com intuito de relacionar as aptidões físicas (AF) dos trabalhadores com o escore, obtido pelo questionário do Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT), em trabalhadores de quatro setores da IES. A avaliação ergonômica do trabalho, possibilita analisar diferentes situações acerca dos indivíduos, sejam físicas ou psicológicas e traçar planos de prevenção ou recuperação da saúde. As funções exercidas pelos trabalhadores de uma IES, podem ser afetadas pela AF do indivíduo, que envolve a capacidade cardiovascular (CC), flexibilidade e composição corporal (CompC), ao passo de influenciar no desempenho profissional. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo foi relacionar o escore de ICT com as AF de CC, flexibilidade e CompC. Esse objetivo se desmembrou nos seguintes objetivos específicos: análise da relação entre as funções exercidas na IES e as AF; a relação dos indivíduos e suas particularidades com o ICT; relação do ICT com cada uma das AF investigadas. Enquanto metodologia, inicialmente, o instrumento de intervenção Knowledge Development Process-Constructivist (PROKNOW-C) foi utilizado para busca e seleção de um portfólio bibliográfico de artigos na literatura, que serviu para construção da fundamentação teórica e elaboração dos instrumentos de pesquisa. Na sequência, identificadas as oportunidades de pesquisa, foram aplicados questionários com os trabalhadores e, a análise de dados consistiu em uma análise estatística com regressão linear simples. Os resultados foram apresentados como coeficientes de regressão (β), com os seus intervalos de confiança de 95% (IC95%) e validados pelos critérios de informação de Akaike (AIC) e o Critério Bayesiano de Schwarz (BIC). A análise dos resultados obtidos pela relação dos dados sociodemográficos, físicos e de ICT em 52 participantes, mostra que a maioria dos participantes do estudo estão com AF baixas e que as funções de docência e coordenação têm escores mais elevados de ICT se comparados a função de atendimento ao público. Por fim, foi observada uma relação de 1,03 pontos negativos de ICT para cada 1% CompC, estabelecendo assim uma relação negativa entre a AF de CompC e o ICT. As AF de capacidade cardiovascular (CC) e flexibilidade não indicaram relações com os resultados de ICT dos indivíduos pesquisados. O estudo possibilitou a implementação de programas de coleta de aptidões físicas semestrais e de ginástica laboral na empresa estudada, bem como, apontou a possibilidade de aprofundamento de pesquisas envolvendo aptidões físicas em funções mais sedentárias dentro de uma IES.
Abstract: The ergonomic analysis of work makes it possible to elucidate different contexts about the work environment and the individual who works in it. This study was a research carried out in a Higher Education Institution (HEI), with the aim of relating the physical aptitudes (PA) of workers with the score obtained by the Work Ability Index (ICT) questionnaire, in workers from four sectors of the HEI. The ergonomic evaluation of work makes it possible to analyze different situations about individuals, whether physical or psychological, and to draw up plans for prevention or recovery of health. The functions performed by workers at an HEI can be affected by the individual's PA, which involves cardiovascular capacity (CC), flexibility and body composition (CompW), while influencing professional performance. In this sense, the general objective of this study was to relate the ICT score with the PA of CC, flexibility and CompC. This objective was broken down into the following specific objectives: analysis of the relationship between the functions performed at the HEI and the PA; the relationship of individuals and their particularities with the ICT; relationship of the ICT with each of the investigated PAs. As a methodology, initially, the intervention instrument Knowledge Development Process-Constructivist (PROKNOW-C) was used to search and select a bibliographic portfolio of articles in the literature, which served to build the theoretical foundation and design the research instruments. Subsequently, the research opportunities were identified, questionnaires were applied to the workers and the data analysis consisted of a statistical analysis with simple linear regression. The results were presented as regression coefficients (β), with their 95% confidence intervals (95%CI) and validated by the Akaike information criteria (AIC) and the Bayesian Schwarz Criterion (BIC). The analysis of the results obtained by the relation of sociodemographic, physical and ICT data in 52 participants, shows that most of the study participants have low PA and that the teaching and coordination functions have higher ICT scores compared to the role of Customer Service. Finally, a relationship of 1.03 negative points of ICT was observed for each 1% CompC, thus establishing a negative relationship between the AF of CompC and the ICT. The PA of cardiovascular capacity (CC) and flexibility did not indicate relationships with the results of ICT of the researched individuals. The study made possible the implementation of programs to collect physical skills every six months and gymnastics in the company studied, as well as pointed to the possibility of deepening research involving physical skills in more sedentary functions within an HEI.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29924
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avaliacaotrabalhadoresaptidaofisica.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons