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Título: O curso de licenciatura em Educação Física/EAD da Universidade Estadual de Ponta Grossa e seu sistema de avaliação do aprendizado: uma análise de sua efetividade
Título(s) alternativo(s): The Physical Education/EAD degree course at the State University of Ponta Grossa and its learning assessment system: an analysis of its effectiveness
Autor(es): Hauser, Marcus William
Orientador(es): Frasson, Antonio Carlos
Palavras-chave: Educação física
Ensino à distância
Estudantes universitários - Avaliação
Universidades e faculdades públicas
Physical education and training
Distance education
College students - Rating of
Public universities and colleges
Data do documento: 17-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: HAUSER, Marcus William. O curso de licenciatura em Educação Física/EAD da Universidade Estadual de Ponta Grossa e seu sistema de avaliação do aprendizado: uma análise de sua efetividade. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: A presente pesquisa tem por objeto de investigação o sistema de avaliação de aprendizagem e seu grau de efetividade no Curso de Licenciatura em Educação Física da UEPG na modalidade de Educação a Distância (EaD), tendo sido desenvolvida, durante cerca de 6 meses (iniciados em março de 2021), a partir de uma amostra de 94 acadêmicos e graduados, todos pertencentes ao referido curso. O objetivo geral do trabalho consistiu em analisar as avaliações de aprendizagem disponibilizadas aos indivíduos já formados e aqueles em processo de graduação no tocante a sua efetiva colaboração no processo educativo. Para tanto, foi aplicado um instrumento questionário acerca das avaliações escritas (presenciais e on-line) e também das avaliações práticas desenvolvidas nos módulos realizados nos 8 polos educacionais, tendo por focos a sequência ensino-aprendizagem e se os conteúdos desenvolvidos nas disciplinas contemplam as necessidades efetivas que são exigidas no mercado de trabalho. O presente estudo considera o pressuposto que o sistema de avaliação adotado por um curso superior tem grande influência no processo de ensino-aprendizagem e, dessa forma, defendemos a tese de que a maior variabilidade de formas de avaliação empregadas corrobora para otimização na aquisição dos conhecimentos por parte dos estudantes. Como aporte teórico para o desenvolvimento deste estudo, de forma precípua, foram utilizados os seguintes trabalhos: Fernandes (2016), Mill e Ferreira (2018), Rodrigues (2018). O instrumento questionário utilizado esteve composto por questões objetivas e subjetivas distribuídas em 3 blocos: o Bloco I, com 8 questões, referente ao perfil dos respondentes; o Bloco II, com 15 questões, abrange o sistema de avaliação; e o Bloco III, com 7 questões, trata das avaliações e dos conteúdos das aulas de Educação Física, totalizando 31 questões. Nos resultados obtidos, a partir da análise pela estatística descritiva e considerando a questão de concordância com o sistema de avaliação aplicado, um total de 91 respondentes (96,8% da amostra) concorda totalmente ou parcialmente com o mesmo, sendo que esse percentual o considera como ótimo ou bom. Nas 3 formas de avaliação (presencial, on-line e módulos práticos), a avaliação desenvolvida nos módulos práticos teve sua metodologia considerada adequada ou parcialmente adequada para 92 indivíduos (97,9% da amostra). Considerando a ponderação das notas nas 3 formas de avaliação, obteve-se que 93 indivíduos (98,9% da amostra) consideraram como adequada ou parcialmente adequada, sendo que desses, 79 indivíduos (84% da amostra) consideraram como totalmente adequada essa ponderação. Na questão sobre o sistema de avaliação e a motivação na vida acadêmica, 81 acadêmicos (86,2% da amostra) relataram que houve impacto motivacional positivo. Na consideração entre demandas da Educação Física e as avaliações, um total 93 indivíduos (de 98,9% da amostra) relataram que sempre ou quase sempre a demanda atingiu as expectativas dos respondentes. Em relação aos conteúdos, um total de 89 indivíduos (94,7% da amostra) responderam que os mesmos foram contemplados nas aulas, enquanto que 88 respondentes (93,6% da amostra) atestam que eles foram trabalhados nas disciplinas. Na média final resumida de todas as respostas, um total de 86 respondentes (91,5% da amostra) possuem aceitação total/parcial do sistema de avaliação. Na análise pelo Data Mining, o índice médio de concordância com os objetivos da avaliação foi 0,80, sendo considerado alto, não havendo diferenças significativas entre as respostas dadas pelos acadêmicos e os graduados. No teste de normalidade KS, o valor médio obtido para os acadêmicos foi de 0,0514 e, para os graduados igual a 0,0123, enquanto que a variância média foi de 0,3481. Nos resultados referentes às Razões de Chances no enfoque da pesquisa sobre aceitação do sistema de avaliação, os acadêmicos possuem uma aceitação um pouco maior que os graduados. Finalizando, a aceitação do sistema de avaliação do curso em questão por todas as análises estatísticas realizadas mostrou-se satisfatória. O produto educacional proposto refere-se a um aplicativo dirigido a docentes que venha possibilitar a elaboração e correção das avaliações desenvolvidas e aos acadêmicos visando à realização das avaliações de forma autônoma e otimizada.
Abstract: The present research has as its object of investigation the learning evaluation system and its degree of effectiveness in the Degree Course in Physical Education at UEPG in the form of Distance Education (EaD), having been developed from a sample of 94 academics and graduates who graduated about 6 months ago (in March 2021), all belonging to the aforementioned course. The general objective of the work was to analyze the learning assessments made available to individuals already graduated and those in the process of graduation regarding their effective collaboration in the educational process. For this purpose, a questionnaire was applied about the written assessments (in person and on-line) and also the practical assessments developed in the modules carried out in the 8 educational centers, focusing on the teaching-learning sequence and if the contents developed in the disciplines contemplate the effective needs that are required in the labor market. The present work considers the presupposition that the evaluation system adopted by a higher education course has a great influence on the teaching-learning process and in this way we defend the thesis that the greater variability of evaluation forms used corroborates the optimization in the acquisition of knowledge by of students. As a theoretical contribution to the development of this study, the following works were used: Fernandes (2016), Gomury (2018), Mill and Ferreira (2018), Rodrigues (2018). The questionnaire instrument used was composed of objective and subjective questions distributed in 3 blocks, being Block I with 8 questions about the profile of the respondents, Block II with 15 questions covering the evaluation system and Block III with 7 questions that deal with the evaluations and contents of Physical Education classes, totaling 31 questions. In the results obtained, from the analysis by descriptive statistics and considering the question of agreement with the evaluation system applied, a total of 91 respondents or 96.8% of the sample totally or partially agree with it, and this percentage considers it as great or good. In the 3 forms of assessment (on-line and practical modules), the assessment developed in the practical modules had its methodology considered adequate or partially adequate for 97.9% of the sample or 92 individuals. Considering the weighting of the grades in the 3 forms of evaluation, it was found that 98.9% or 93 individuals considered this weighting as adequate or partially adequate, and of these 84% or 79 individuals considered this weighting as totally adequate. In the question about the evaluation system and motivation in academic life, 86.2% (81 students) reported that there was a positive motivational impact. When considering Physical Education demands and assessments, a total of 98.9% or 93 individuals reported that the demand always or almost always reached the respondents' expectations. Regarding the contents, a total of 89 individuals or 94.7% responded that they were covered in the classes, while 93.6% or 88 respondents attest that they were covered in the subjects. In the final summarized average of all responses, a total of 91.5% or 86 respondents have total/partial acceptance of the evaluation system. In the analysis by Data Mining, the average agreement rate with the objectives of the evaluation was 0.80, being considered high, with no significant differences between the answers given by the students and the graduates. In the KS normality test, the mean value obtained for academics was 0.0514 and for graduates it was 0.0123, while the mean variance was 0.3481. In the results referring to the Odds Ratios in the research focus on the acceptance of the evaluation system, academics have a slightly higher acceptance than graduates. Finalizing the acceptance of the evaluation system of the course in question by all the statistical analyzes carried out proved to be satisfactory. The proposed educational product refers to an application aimed at teachers that will enable the elaboration and correction of the developed assessments and to academics aiming to carry out the assessments in an autonomous and optimized way.
Descrição: Acompanha produção técnica: Roteiro de atividades didáticas presenciais e on-line desenvolvidas para docentes do curso de licenciatura em Educação Física/EAD: um foco nas múltiplas avaliações do processo ensino-aprendizagem
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29340
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