Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28077
Título: Sistema microprocessado de simulação de estações de medição de líquidos aplicados em computadores de vazão de refinarias de petróleo
Autor(es): Santos, Luis Virgilio dos
Orientador(es): Silva, Marco José da
Palavras-chave: Petróleo - Refinarias
Líquidos - Medição
Medidores de fluxo
Sistemas de controle supervisório
Petroleum refinaries
Liquids - Measurement
Flow meters
Supervisory control systems
Data do documento: 25-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Luis Virgilio dos. Sistema microprocessado de simulação de estações de medição de líquidos aplicados em computadores de vazão de refinarias de petróleo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O trabalho consiste no desenvolvimento de um simulador de uma estação de medição de líquidos aplicados a refinarias de Petróleo para a realização de testes funcionais dos computadores de vazão, emulando as variáveis virtualmente como se fosse um processo real. Esse simulador foi construído tendo como base um microcontrolador programável Arduino que se comunica por meio de um protocolo MODBUS RTU a um sistema supervisório SCADABR, utilizando de placas de interface digitais e analógicas, para a adequação dos níveis de sinais entre o sistema simulador e as placas de entradas e saídas do computador de vazão OMNI. A interface gráfica permitiu configurar as variáveis de temperatura, pressão e o tempo entre as chaves detectoras, sendo assim possível acompanhar as etapas de simulação de corridas de um provador compacto. Como resultado, foi criada uma ferramenta com potencial para testar as funcionalidades do computador de vazão, facilitando o aprendizado do funcionamento do equipamento em um ambiente controlado de um laboratório de testes. Outro resultado alcançado foi a criação de um gráfico com as curvas das variáveis de controle da malha de vazão, o que permite estudar como as configurações dos parâmetros de controle em malha fechada estabilizam a vazão após um degrau no Setpoint.
Abstract: The present work consists in the development of a simulator of a liquid metering station applied in oil refineries. The simulator aims to perform functional tests of flow computers, emulating the variables virtually as if it were a real process. The simulator was built on the basis of an Arduino microcontroller that communicates via a MODBUS RTU protocol to a SCADABR supervisory system using digital and analog interfaces to match the signal levels between the simulator system and the inputs and outputs of a OMNI flow computer. Due to the graphical interface used, which allowed to set temperature, pressure and time emulated signals, it was possible to mimic all the procedural steps of a compact tester. As a result, a tool has been created with potential to test the functionality of the flow computers, making it easy to learn how to operate the equipment in a controlled environment of a test lab. Another result was the creation of a graphical interface with the curves of the flow loop control variables, which allows one to study how the settings of the closed loop control parameters stabilize the flow after a step response in the setpoint.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28077
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COELE_2019_2_05.pdf5,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.