Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Luís Felipe Gonçalves-
dc.date.accessioned2021-11-23T14:11:40Z-
dc.date.available2021-11-23T14:11:40Z-
dc.date.issued2021-09-23-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Luís Felipe Gonçalves. Processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26491-
dc.descriptionAcompanha: Jornal A Conjecturapt_BR
dc.description.abstractThe mathematical reasoning has been highlighted by researches and curriculum documents as one of the most relevant goals of the school Mathematics teaching. Thus, we set the objective of this research as analyse which mathematical reasoning processes 6 th and 7th grade Brazilian students use when they solve a mathematical task and how they use them to solve the tasks, about geometry in the case of 6th grade students, and about sequences in the case of 7th grade students. From the theoretical background adopted, we seek for characterize the mathematical reasoning, finding that it can be viewed from two aspects: the structural aspect and the processes aspect. The mathematical reasoning processes are our focus. Then, we effort to characterize this processes and understand how they relate with each other. This research has a qualitative and interpretative aspect. The data collected was the written production and the audio record of the students talk when they solved the task. After that, the audio recordings were transcript and analysed aiming to identify the mathematical reasoning processes used by the students. The analyses showed that students employed the mathematical reasoning processes of justifying, generalizing, conjecturing, exemplifying and pattern identifying. We verify that as students justify, they make their conjectures and generalizations better. The Educational Product accomplished from the research was a fictitious newspaper, named The Conjecture, which aims to present mathematical reasoning processes in mathematical tasks to school mathematics teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectMathematics - Examinations, questions, etcpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectReasoningpt_BR
dc.titleProcessos de raciocínio matemático mobilizados por alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe mathematical reasoning process employed by 6th and 7th grade studentspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO raciocínio matemático tem recebido especial atenção de pesquisas e documentos curriculares e colocado com um dos objetivos do ensino da Matemática na escola. Diante disso, estabeleço como o objetivo da presente pesquisa analisar quais processos de raciocínio matemático estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental mobilizam e de que maneira os empregam para resolver uma tarefa matemática sobre geometria, no caso do 6º ano, e sobre sequências numéricas, no caso do 7º ano. A partir do referencial teórico adotado, busco caracterizar o raciocínio matemático, verificando que ele pode ser encarado a partir de dois aspectos: o estrutural e o de processos. O foco desta pesquisa está nos processos de raciocínio matemático. Dessa forma, busco também caracterizar cada um deles e entender como esses processos se relacionam. A pesquisa possui um caráter qualitativo e interpretativo. Os dados coletados foram os registros escritos e as gravações em áudio dos diálogos dos alunos ao resolverem a tarefa. Após isso, os áudios foram transcritos e analisados com o intuito de identificar os processos de raciocínio matemático utilizados pelos estudantes. As análises indicaram que os alunos mobilizaram os processos de raciocínio matemático de justificação, generalização, conjectura, identificação de padrões e exemplificação. Concluímos que, na medida em que os estudantes se engajam na justificação, eles melhoram as suas conjecturas e generalizações. O Produto Educacional resultante da pesquisa foi um jornal fictício, chamado A Conjectura, com o objetivo de apresentar a professores de Matemática exemplos de processos de raciocínio matemático na resolução de certas tarefas matemáticas.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9139-0408pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3570362630166705pt_BR
dc.contributor.advisor1Araman, Eliane Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1808-2599pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855pt_BR
dc.contributor.referee1Trevisan, André Luis-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-8732-1912pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391pt_BR
dc.contributor.referee2Araman, Eliane Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1808-2599pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855pt_BR
dc.contributor.referee3Aguiar, Marcia-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5824-0697pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9566810844019670pt_BR
dc.contributor.referee4Serrazina, Maria de Lurdes-
dc.contributor.referee4Latteshttps://orcid.org/0000-0003-3781-8108pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
processosraciociniomatematicomobilizados.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
processosraciociniomatematicomobilizados_produto.pdf854,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons