Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21180
Título: A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática - ensino fundamental
Autor(es): Bastiani, Rafael De
Orientador(es): Berghauser, Neron Alípio Cortes
Palavras-chave: Tecnologia apropriada
Recursos audiovisuais
Ensino criativo  
Appropriate technology
Audio-visual materials
Creative teaching
Data do documento: 13-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BASTIANI, Rafael De. A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática - ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Diante da disseminação do uso de recursos tecnológicos na maioria das atividades modernas, a escola não ficaria para trás por muito tempo. Dentre as tecnologias modernas presentes ( ou não)nos espaços escolares, os recursos multimídia podem ser uma forma c esforço de ensinar. Defendidos por alguns e criticados por outros, estes artefatos tecnológicos passaram a compor grande parte das aulas e precisam ser conhecidos e analisados em sua aplicação e resultados gerados para o aprendizado do aluno quanto do próprio professor. No caso da disciplina da Matemática, os recursos computacionais surgem como estratégias potenciais para complementar os processos aprendizado por meio de práticas que envolvem o raciocínio lógico. A finalidade deste trabalho foi levantar a percepção dos professores de Matemática de uma escola de Ensino fundamental sobre o uso de recursos de multimídia e os resultados no cotidiano escolar. A ideia motivadora da pesquisa foi que, tendo em vista as dificuldades comumente atribuídas ao ensino das Ciências Exatas, aulas mais dinâmicas e práticas podem facilitar o aprendizado dos estudantes, e para isto ´podem ser usadas ferramentas computacionais variadas. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a cinco professores de Matemática de uma escola de Ensino fundamental da região Oeste do Paraná e para a interpretação dos dados foi usada a técnica de análise do discurso do sujeito. A pesquisa apontou que os professores têm um bom conhecimento sobre a infraestrutura disponível na escola; também demonstraram que sabem usar muitos recursos não o fazem por conta das limitações encontradas na instituição. Também se levantou que pelo olhar dos professores, as principais áreas com possibilidades de aplicações computacionais em sala são trigonometria e geometria além de frações, funções e matemática financeira. Os professores foram unânimes em declarar que percebem diferenças no aprendizado de alunos quando utilizam recursos pedagógicos informatizados, mas que, acima de tudo está a dedicação, o monitoramento contínuo e, se possível, um contato individualizado junto ao aluno.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21180
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_119.pdf885,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.