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dc.creatorTrombini, Lacir Mendonça
dc.date.accessioned2020-11-24T14:50:25Z-
dc.date.available2020-11-24T14:50:25Z-
dc.date.issued2012-12-01
dc.identifier.citationTROMBINI, Lacir Mendonça. A importância do brincar na educação infantil para a psicomotricidade: uma pesquisa de campo. 2012. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21008-
dc.description.abstractThis work had as its theme the importance of play in early childhood education for psychomotor and was developed in a classroom of a Maternal II Educational Center of the City of New Hope, Paraná State. The present study was only possible after observing 18 students 02-03 years of above classroom, diagnosing so many difficulties of playing in education Psychomotricity, considering that stimulation should happen appropriately before fundamentals of composition emotional, physical and social. He noted that all learners according to age group has the right to a quality education and access to knowledge, for learning to occur it is necessary to observe the different stages of child development, it is important that teachers analyze their pedagogical actions, to act in accordance with the educational requirements of each student. Thus, the study highlighted the students identified the difficulties encountered in the process of motor skills that are essential for the full development of the child and given the theoretical sought subsidies so that these problems were solved, demonstrating the actions that have been used in practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectPsicologia do movimentopt_BR
dc.subjectCapacidade motora em criançaspt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimento - Testespt_BR
dc.subjectMovement, Psychology ofpt_BR
dc.subjectMotor ability in childrenpt_BR
dc.subjectChild development - Testingpt_BR
dc.titleA importância do brincar na educação infantil para a psicomotricidade: uma pesquisa de campopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a importância do brincar na educação infantil para a psicomotricidade e foi desenvolvido em uma sala de aula do Maternal II de um Centro Educacional do Município de Nova Esperança, Estado do Paraná. O estudo apresentado só foi possível após observar 18 alunos de 02 a 03 anos da supracitada sala de aula, diagnosticando assim, várias dificuldades do brincar na educação para a Psicomotricidade, levando em consideração que a estimulação deve acontecer de forma apropriada perante bases fundamentais para a composição emocional, física e social. Observou que todos os educandos de acordo com a faixa etária têm direito a uma educação de qualidade e acesso ao conhecimento, pois, para que o aprendizado ocorra é necessário respeitar os diferentes estágios do desenvolvimento infantil, sendo importante que os professores analisem as suas ações pedagógicas, para atuar de acordo com as obrigações educacionais de cada educando. Assim, o estudo em destaque identificou nos alunos as dificuldades encontradas no processo da psicomotricidade que são essenciais para o pleno desenvolvimento da criança e diante da fundamentação teórica buscou subsídios para que esta problemática fosse solucionada, demonstrando as ações que foram utilizadas na prática.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Juliano, Joice Maria Maltauro
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
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