Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/189
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSalvador, Sileide France Turan-
dc.date.accessioned2011-11-17T16:02:18Z-
dc.date.available2011-11-17T16:02:18Z-
dc.date.issued2011-11-17-
dc.identifier.citationSALVADOR, Sileide France Turan. Gênero na engenharia: o corpo docente em Curitiba/PR. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/189-
dc.description.abstractThis study is characterized as a research on engineering courses. The hypothesis presented in this study is that as the majority of professors of Engineering courses in the city of Curitiba are composed of men and the minority is composed of women, there is a characteristic profille on gender relations among male and female professors, male and female pupils in the courses of engineering analyzed. The main objective of the research was to analyze gender issues in the teaching of engineering courses, we studied the following aspects: (I) to identify the quantitative distribution of gender in the teaching of engineering courses at the Catholic University of Paraná (PUC/PR), Tuiuti University of Paraná (UTP), Technological University Federal do Paraná (UTFPR) and the Federal University of Paraná (UFPR), (II) the interpretation of gender issues among professors (women and men) of the Industrial Engineering Wood Course of UFPR and the Computational Engineering Course of UTFPR (III) analysis the perception of these professors about their pupils (men and women), from the gender perspective. In this study, we adopetd the qualitative research methodology, which is classified into two stages, one quantitative and another qualitative. The field research of this study was done by means of semi-structured interviews applied to 5 women professors and 11 men professors of the courses mentioned above. At the end of this study, the observations determined that it was essential to understand this slow democratization process of engineering education to percept the knowledge about the historical and conceptual developments presented in this work, the dialogues among authors and concepts about gender relations, women's history and gender, technology, science and engineering university in the occident and in Brazil. This study made possible to follow up changes that have altered the social structures, resulting in the reconstruction from the design of public and private spaces to realize that engineering remains a male-domination space, but there is an increasing presence of women on the teaching work of engineering courses.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectMulheres no desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEngenharia - Estudo e ensino - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectProfessores universitários - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectGender relationpt_BR
dc.subjectUniversities and colleges - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectWomen in developmentpt_BR
dc.subjectEngineering - Study and teaching - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectCollege teachers - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectTechnology-
dc.titleGênero na engenharia: o corpo docente em Curitiba/PRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo caracteriza-se como uma pesquisa sobre cursos de Engenhria. A hipótese apresentada neste estudo é de que pela maioria dos docentes dos curso de engenharia na cidade de Curitiba ser composta por homens e a minoria por mulheres há um perfil característico nas relações de gênero entre docentes, alunas e alunos dos cursos de engenharia analisados. O objetivo central da pesquisa foi analisar as questões de gênero no corpo docente de cursos de engenharia. Foram estudados os seguintes aspectos: (I) a identificação de como ocorre a distribuição quantitativa por sexo no corpo docente dos cursos de engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR); (II) a interpretação das questões de gênero entre professoras e professores do curso de Engenharia Industrial Madeireira da UFPR e do curso de Engenharia da Computação da UTFPR; (III) a percepção destas professoras e professores a respeito de suas alunas e alunos do curso, sob a ótica de gênero. Neste estudo foi adotada a metodologia de pesquisa qualitativa, classificada em duas etapas, uma quantitativa e outra qualitativa. A coleta de dados de campo deste estudo foi feita mediante entrevistas semi-estruturadas aplicadas a 5 professoras e 11 professores dos cursos acima citados. Ao final deste estudo foi possível constatar que foi essencial para a compreensão desse lento processo de democratização do ensino de engenharia o conhecimento sobre os desdobramentos históricos e conceituais, apresentados neste trabalho, os diálogos entre conceitos e autores sobre relações de gênero, a história da mulher e do gênero, a tecnologia, a ciência, a universidade e a engenharia no ocidente e no Brasil. Este estudo também possibilitou o acompanhamento das marcantes transformações que alteraram as estruturas sociais, resultando na reconstrução do dimensionamento dos espaços públicos e privados, fundamentais para a constatação de que a engenharia mantém-se predominantemente masculina, mas que há uma presença cada vez maior das mulheres na docência dos cursos de engenharia.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Marília Gomes de-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Salvador, Sileide France Turan_2010.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons