Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18731
Título: Análise das métricas de confiabilidade do regulador de velocidade de uma usina hidrelétrica
Título(s) alternativo(s): Life data analysis of a speed regulator in a hydroelectric power plant
Autor(es): Guelbert, Ewerlyn Ane Perussolo
Orientador(es): Rodrigues, Marcelo
Palavras-chave: Confiabilidade (Engenharia)
Usinas hidrelétricas
Energia elétrica - Produção
Localização de falhas (Engenharia)
Reliability (Engineering)
Hydroelectric power plants
Electric power production
Fault location (Engineering)
Data do documento: 4-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GUELBERT, Ewerlyn Ane Perússolo. Análise das métricas de confiabilidade do regulador de velocidade de uma usina hidrelétrica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Engenharia da Confiabilidade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Segundo a ANEEL, 60% da energia elétrica do Brasil é proveniente de hidroelétricas. O processo de geração desta energia possui certa complexidade e está associado à disponibilidade dos geradores. A aplicação do estudo de engenharia de confiabilidade busca o aumento da disponibilidade destes ativos, reduzindo a probabilidade de falhas dos equipamentos e, consequentemente, os custos de reparo e perdas de receita sobre o tempo em que a máquina permaneceu inoperante. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é analisar o comportamento da confiabilidade de um regulador de velocidade de uma unidade geradora de uma usina hidroelétrica utilizando as métricas de confiabilidade, para o período em que a equipe de manutenção fez uso de uma metodologia de análise de causa raiz para sanar as falhas. Os dados levantados e tratados foram inseridos no software Weibull++ da Reliasoft para se obter as funções Densidade de Probabilidade de Falha e Probabilidade Acumulada de Falha, Confiabilidade, Taxa de Falha e Tempo Médio Entre Falhas. Esses resultados permitiram a análise comparativa do desempenho da confiabilidade para os anos de 2016, 2017 e 2018. Percebeu-se um aumento significativo da confiabilidade do sistema e concluiu-se que é vantajosa a aplicação da Engenharia de Confiabilidade para avaliar o desempenho do equipamento e traçar metas de para o tratamento das falhas. A utilização da Engenharia de Confiabilidade combinada com um método de análise de falha para encontrar a causa raiz permitiu que a equipe de manutenção intervisse assertivamente no equipamento, aumentando a confiabilidade do sistema e sua disponibilidade como um todo.
Abstract: According to ANEEL, 60% of Brazil's electricity comes from hydroelectric dams. The generation process of this energy has some complexity and is related to the availability of generators. The application of the reliability engineering study tries to increase the availability of these assets, reducing the probability of equipment failures and, consequently, repair costs and revenue losses over the time the machine has been turned off due to failures. This work’s goal is to analyze the reliability behavior of a speed regulator of a hydroelectric power plant unit using the reliability metrics, while the maintenance team uses the root cause analysis methodology to solve the faults. The collected and treated data were entered into Reliasoft's Weibull++ software to obtain the Failure Probability Density and Accumulated Failure Probability, Reliability, Failure Rate, and Mean Time Between Failures functions. These results allowed a comparative analysis of reliability performance for the years of 2016, 2017 and 2018. A significant increase in system reliability was perceived and it was concluded that the application of Reliability Engineering supports the evaluation of equipment performance and setting goals for failure treatment. Using Reliability Engineering combined with a failure analysis method to find the root cause has allowed the maintenance team to intervene assertively in the equipment, increasing system reliability and overall availability.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18731
Aparece nas coleções:CT - Engenharia da Confiabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEC_VII_2019_05.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.