Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Alcione Lino de-
dc.date.accessioned2016-02-23T21:19:57Z-
dc.date.available2016-02-23T21:19:57Z-
dc.date.issued2014-10-14-
dc.identifier.citationARAÚJO, Alcione Lino de. Inovação nos laticínios de pequeno e médio porte na região dos Campos Gerais - PR com vistas à manutenção no mercado. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1567-
dc.description.abstractThis work deals with the innovation in dairy products from small and medium-sized businesses in the region of Campos Gerais - PR. With this approach the state of Parana is highlighting in recent years on the national scene occupying the third place in the production of milk. According to data from the IBGE, the State produced 3,930,428 thousand liters of milk in 2011, responding to 11.7% of national production. It is imperative that environmental sustainability is related to the production of milk, mainly due to the fact that the producer should be aware of the importance of performing an activity that harms the least possible disturbance to the environment. The dynamics of the economy comes from the introduction of innovations by entrepreneurs, through new combinations of factors available, which will result in new products or new processes, replacing the previous structure. Innovation is a fundamental pillar of growth and competitiveness for any company in the competitive market today. This is directly linked to the productivity of the company, improving the process, the solution of problems, in the development of products that will assist in the ability to develop and execute actions successfully. This work has as its general objective, identify the indicators of innovations applied to dairy products from small and medium-sized businesses of General Fields - PR with views maintenance on the market. The methodology used in this work is applied, from the point of view of its nature; qualitative, as well as the problem; exploratory and descriptive, regarding the goals; survey, regarding the technical procedures. As the population and sample, was performed in six dairy products that are in the last era of quality in the months of August and September 2013. As a result it was found that the dairy products from small and mid-sized still has difficulties in incorporating innovation and sustainability in their business chain, now because of the immaturity of their managers regarding the theme, now in the structural conditions and financial, or even, the difficulties of access to technologies coupled with the lack of technical expertise.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação Araucáriapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectLaticíniospt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectDairyingpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.titleInovações nos laticínios de pequeno e médio porte na região dos Campos Gerais - PR com vistas à manutenção no mercadopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre a inovação nos laticínios de pequeno e médio porte na região dos Campos Gerais – PR. Com esse enfoque o estado do Paraná vem se destacando nos últimos anos no cenário nacional ocupando o terceiro lugar na produção de leite. Segundo dados do IBGE, o Estado produziu 3.930.428 mil litros de leite no ano de 2011, respondendo a 11,7% da produção nacional. É imprescindível que a sustentabilidade ambiental esteja relacionada com a produção de leite, principalmente pelo fato de que o produtor deve estar consciente da importância de efetuar uma atividade que prejudique o mínimo possível o meio ambiente. A dinâmica da economia advém da introdução de inovações pelos empresários, através de novas combinações dos fatores disponíveis, que resultarão em novos produtos ou novos processos, substituindo a estrutura anterior. Inovação é um pilar fundamental de crescimento e competitividade para toda e qualquer empresa no mercado competitivo atual. Essa, é ligada diretamente à produtividade da empresa, melhoria do processo, na solução de problemas, no desenvolvimento de produtos que auxiliarão na capacidade de desenvolver e executar ações com êxito. Assim, esse trabalho tem como objetivo geral, identificar os indicadores das inovações aplicadas aos laticínios de pequeno e médio porte dos Campos Gerais – PR com vistas à manutenção no mercado. A metodologia usada nesse trabalho é aplicada, do ponto de vista de sua natureza; qualitativa, quanto ao problema; exploratória e descritiva, quanto aos objetivos; levantamento, quanto aos procedimentos técnicos. Quanto à população e amostra, foi realizada em seis laticínios que se encontram na última era da qualidade nos meses de agosto e setembro de 2013. Como resultado foi verificado que os laticínios de pequenos e médios portes ainda têm dificuldades em incorporar a inovação e a sustentabilidade em sua cadeia de negócios, ora por causa da imaturidade de seus gestores quanto ao tema, ora pelas condições estruturais e financeiras, ou ainda, as dificuldades de acesso a tecnologias aliadas à falta de conhecimento técnico especializado.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Juliana Vitoria Messias-
dc.contributor.advisor-co1Canteri, Maria Helene Giovanetti-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Araújo, Alcione Lino de_2014.pdf817,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.