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dc.creatorCanedo, Patricia Lemiszka Ribas-
dc.date.accessioned2016-01-19T18:54:07Z-
dc.date.available2016-01-19T18:54:07Z-
dc.date.issued2014-10-31-
dc.identifier.citationCANEDO, Patricia Lemiszka Ribas. Resíduos sólidos urbanos como tema ambiental: reflexões a partir de um curso de educação ambiental semipresencial para professores do ensino básico. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1426-
dc.description.abstractWhen facing the severe problems caused by Urban Solid Waste (USW), Environmental Education (EE) is one of the strategies for tackling this issue as well as other aspects of the environmental crisis. In formal education, the role of the teachers is extremely important so that EE worked in a continuous, critical and interdisciplinary way. The present paper reports and discusses the presentation of an extension course in EE to 86 teachers of public basic schools of the state of Paraná, using as environmental theme the USW. The course developed in the semi-distance modality using Virtual Learning Environment (VLE) Moodle 2.5 platform Federal Technological University of Paraná.The methodological approach used in this research was the collaborative research-action. In person meetings theoretical issues and proposals for pedagogical practice worked. In the virtual environment, there was discussion and workshops for action proposals where the data for this research through semi- structured questionnaires, data collected in the AVA (forums, tasks, and collaborative activities) collected. Data analyzed through a quali-quantitative approach. This research showed most teachers did not have enough knowledge about USW and rarely employ EE themes within their educational practices. The several activities conducted throughout the course led to important reflections on environmental issues, mainly the ones related to USW generation and management. We consider continuous formation courses to be one of the alternatives to reduce the gaps present in the formation of teachers and to serve as potentializers for the development of EE in schools.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectResíduos industriais - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectFactory and trade waste - Environmental aspectspt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectGreen technologypt_BR
dc.titleResíduos sólidos urbanos como tema ambiental: reflexões a partir de um curso de educação ambiental semipresencial para professores do ensino básicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoDiante dos graves problemas causados pelos Resíduos Sólidos Urbanos ao meio socioambiental, a Educação Ambiental é uma das estratégias para o enfrentamento dessa problemática bem como de outros aspectos da crise ambiental. Na educação formal o papel dos professores é de extrema importância para que a Educação Ambiental seja trabalhada de maneira contínua, crítica e interdisciplinar. Este trabalho relata e discute a realização de um curso de extensão em EA, para 86 professores do ensino básico da rede pública do estado do Paraná, utilizando como temática ambiental os Resíduos Sólidos Urbanos. O curso foi desenvolvido na modalidade semipresencial utilizando Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) plataforma Moodle 2.5 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa foi à pesquisa-ação colaborativa. Nos encontros presenciais foram trabalhadas questões teóricas e propostas de prática pedagógica. No ambiente virtual, houve debates e oficinas para propostas de ação onde foram coletados os dados para esta pesquisa por meio de questionários semiestruturados, dados coletados no AVA (fóruns, tarefas e atividades colaborativas). Os projetos realizados pelos professores foram relatados e discutidos no terceiro encontro presencial. Para análise dos dados foram empregadas abordagens quali-quantitativas. Com a realização desta pesquisa foi possível constatar que a maioria dos professores não dispunha de conhecimento suficiente sobre RSU, e que raramente empregam temas de EA na sua prática pedagógica. Conclui-se que cursos de formação continuada podem ser uma das alternativas para reduzir as lacunas existentes na formação de professores e servir como potencializadores para o desenvolvimento da EA nas escolas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Josmaria Lopes de-
dc.contributor.advisor-co1Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambientalpt_BR
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