Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13503
Título: Implantação da coleta seletiva: estudo de caso em uma escola municipal em Santa Terezinha de Itaipu
Autor(es): Rosso, Alessandra Cristina
Della, Aline Possamai
Frassetto, Claudia Daniele
Orientador(es): Flauzino, Renato Santos
Palavras-chave: Educação ambiental
Meio ambiente e crianças
Redução de resíduos
Environmental education
Environment and children
Waste minimization
Data do documento: 25-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ROSSO, Alessandra Cristina; DELLA, Aline Possamai; FRASSETTO, Claudia Daniele. Implantação da coleta seletiva: estudo de caso em uma escola municipal de Santa Terezinha de Itaipu. 2014. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: A implantação da coleta seletiva com alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato no município de Santa Terezinha de Itaipu-PR, a princípio foi avaliada por meio de questionários de conhecimento referentes à separação dos resíduos e coleta seletiva. Após aplicação do questionário, foi apresentada uma palestra para a sensibilização dos alunos do 1º ao 5º ano sobre a coleta seletiva e destinação correta dos resíduos. Durante duas semanas foi efetuado o acompanhamento de resultados por meio de registros de alunos descartando os materiais recicláveis nas lixeiras seletivas, além da aplicação de um questionário final para ser realizado um comparativo com o primeiro questionário e verificar se houve a absorção das informações. Os resultados apresentados no questionário de conhecimento foram insatisfatórios, pois se observou que os alunos não tinham conhecimento sobre a coleta seletiva e separação dos resíduos, mas, após a aplicação da palestra, os resultados mostraram-se positivos.
Abstract: The selective collection deployment with the students from Monteiro Lobato Municipal School in the city of Santa Terezinha de Itaipu-PR, has been evaluated at first by questionnaries related to means of waste separation and selective collection knowledge. After the questionnary aplication, a lecture has been presented for the awareness of the students from 1st to 5th grade about the selective collection and correct waste disposal. For two weeks the results monitoring was made by means of records from students discarding the recyclable materials in the selective dumps, in addition to the application of a final questionnary to be compared with the first questionnary and check if there was the information absortion. The presented results in the knowledge questionnary were unsatisfactory, because it has been observed that the students didn’t have knowledge about the selective collectionand waste separation, but, after the lecture application, the results has been positives.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13503
Aparece nas coleções:MD - Tecnologia em Gestão Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COGEA_2014_2_06.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.