Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Sheila Cristiana de-
dc.date.accessioned2015-06-11T17:36:50Z-
dc.date.available2015-06-11T17:36:50Z-
dc.date.issued2012-12-19-
dc.identifier.citationFREITAS, Sheila Cristiana de. A utilização de mapas conceituais como apoio ao ensino de análise de requisitos de software . 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1246-
dc.descriptionAcompanha : Manual didático para o desenvolvimento de aulas no ensino de análise de requisitos de software utilizando aprendizagem significativa e mapas conceituaispt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to evaluate the contribution of meaningful learning and concept maps in teaching analysis of software requirements. The thematic approach researched David Ausubel's theory of meaningful learning and the construction of concept maps as tools to support teaching analysis of software requirements in technical courses in computer science. The survey classified as exploratory qualitative, interpretive origin and has been held in the classroom, in a class of computer technician course in subsequent modality containing fourteen students. divided into stages. The classes include the use of previous organizers in presenting the theory of requirements analysis, exercises suggest that the search for knowledge existing in the cognitive structure and the construction of concept maps made by the teacher to support teaching and by students, about the concepts of software requirements for the completion of course work (TCC). The results were analyzed by the class teacher's point of view where it was realized that the strategy used in this work, but precisely in class 2, helped the student make the anchoring of subsumers and thus the assimilation of new concepts in class and 7 are able to construct conceptual maps to establish the connection between the concepts. Finally, in view of the students through a press conference about the benefits of using concept maps in class requirements analysis and software which were rated as satisfactory. It produced a teaching manual containing the steps used in this work which can be used by other teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectAnálise de sistemaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMapas cognitivos (Psicologia)pt_BR
dc.subjectSoftware engineeringpt_BR
dc.subjectSystem analysispt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectCognitive maps (Psychology)pt_BR
dc.titleA utilização de mapas conceituais como apoio ao ensino de análise de requisitos de softwarept_BR
dc.title.alternativeThe use of concept maps to support teaching software requirements analysis-
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi avaliar a contribuição da aprendizagem significativa e mapas conceituais no ensino de análise de requisitos de software. As temáticas perquiridas abordam a teoria de David Ausubel sobre aprendizagem significativa e a construção de mapas conceituais como ferramentas de apoio ao ensino de análise de requisitos de software nos cursos técnicos em informática. A pesquisa classificada como exploratória de natureza qualitativa, possui origem interpretativa e foi realizada em sala de aula, em uma turma do curso técnico em informática na modalidade subseqüente contendo quatorze alunos. As aulas contemplam a utilização de organizadores prévios na apresentação da teoria de análise de requisitos, exercícios que sugerem a busca por conhecimentos já existentes na estrutura cognitiva e a construção de mapas conceituais realizados pelo professor como apoio didático, e pelos alunos, na relação dos conceitos dos requisitos de software relativos ao trabalho de conclusão de curso (TCC). Os resultados foram analisados por aulas do ponto de vista do professor onde se percebeu que a estratégia utilizada neste trabalho, mas precisamente na aula 2, contribuiu para que o aluno faça a ancoragem dos subsunçores e assim a assimilação dos novos conceitos e na aula 7 são capazes de construir mapas conceituais para estabelecer a ligação entre os conceitos. Por fim, na visão dos alunos através de entrevista coletiva quanto aos benefícios de utilização de mapas conceituais nas aulas de análise de requisitos de software e os quais foram classificados como satisfatórios. Foi produzido um manual didático contendo os passos utilizados neste trabalho o qual poderá ser utilizado por outros professores.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Francisco, Antonio Carlos de-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Freitas, Sheila Cristiana de_2012.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Freitas, Sheila Cristiana de_2012_1.pdf841,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.