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Título: Estudo e implementação de uma estação de carregamento de baterias para veículos elétricos
Título(s) alternativo(s): Study and implemantaition of an electric vehicle charging station
Autor(es): Oliveira, Adriano Ricardo de
Marins Junior, João
Marca, Ygor Pereira
Orientador(es): Cortez, Daniel Flores
Palavras-chave: Conversores de corrente elétrica
Automóveis
Baterias elétricas
Indústrias - Abastecimento de energia
Engenharia elétrica
Electric current converters
Automobiles
Electric batteries
Industries - Power supply
Electric engineering
Data do documento: 13-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Adriano Ricardo de; MARTINS JUNIOR, João; MARCA, Ygor Pereira. Estudo e implementação de uma estação de carregamento de baterias para veículos elétricos. 2017. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O presente trabalho visa demostrar o estudo, projeto e implementação de um modelo, em pequena escala, de uma estação independente de recarga de baterias para veículos elétricos, ou seja, desconectada da rede elétrica. Um painel fotovoltaico fornecerá a energia necessária para funcionamento da estação. Essa, por sua vez, será composta por um banco de baterias e dois conversores CC-CC, um boost-híbrido e um meia-ponte isolado, utilizados para adequar a tensão entre os barramentos. O controle dos conversores será realizado através de um microcontrolador que atuará no disparo dos interruptores utilizando um sinal PWM. O foco principal desse trabalho será dado aos conversores, apresentando sua modelagem e simulação usando um protótipo em escala reduzida de potência, suficiente para uma análise acadêmica.
Abstract: This project is based on a research and design of an independent charging station for electric vehicles (EV). Futhermore, the station will not be connected at the power grid. The power supplied to the station will be provided by photovoltaic panels. The system will be composed of a battery bank and two DC-DC converters: an hybrid-boost and an isolated half-bridge. Those converters will be used to keep constant the voltage on the power buses of the system. The control of the converters will be performed by a microprocessor, which will trigger the gates switches with a PWM signal. The main objective of this project will be given to the converters. Hence, the design and simulation of the prototype in power reduced scale will be presented for academic evaluation purpose.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10073
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